Haibike
Somos Eperformance é o lema sob o qual HaiBike cria os seus modelos eléctricos. Com a introdução do Haibike XDURO FS em 2010, abriram a porta a um novo conceito de bicicleta desportiva chamado Eperformance. Este foi o início da brilhante história do haibike e o sinal de partida para as bicicletas eléctricas de montanha.
Bicicletas eléctricas Haibike
Design e Engenharia Alemã
Haibike tem vindo a desenvolver bicicletas na Alemanha desde 1995, aumentando o entusiasmo com que os seus modelos evoluem ano após ano e já têm mais de 100 anos de experiência através da sua empresa-mãe do Grupo Winora. Não é fácil combinar uma empresa tão importante no fabrico e inovação de bicicletas como o WinoraGroup e a coragem para lançar um projecto tão ambicioso.
Haibike Somos ePerformance
Foram os primeiros e durante muito tempo os únicos a apostar firmemente no potencial das bicicletas desportivas eléctricas e continuam hoje, mais do que nunca, a produzir protótipos futuristas.
A gama Haibike Eperformance combina o desempenho físico com o apoio do sistema eléctrico. Um simples passeio numa bicicleta ePerformance é suficiente para sentir a força, o equilíbrio, a liberdade e a potência fornecida pelos motores eléctricos no coração da gama de bicicletas eléctricas que o haiBike nos disponibiliza. O homem e a máquina formam um equilíbrio natural e saudável.
Entre uma moto e uma bicicleta, as bicicletas HAIBIKE Eperformance não são bicicletas assistidas electricamente nem bicicletas de pedal, encontram-se numa classe completamente nova, com as suas próprias particularidades, o seu próprio design e a sua própria filosofia.
Se vier de bicicletas todo-o-terreno encontrará a sua bicicleta eléctrica de alto desempenho, com muita potência e muito binário, pronta para substituir e melhorar as sensações que sentiu ao fazer motocross, sentirá uma grande entrega de potência ao mesmo tempo que nós ficamos em grande forma.
Se em vez disso a sua paixão sempre foi a bicicleta de montanha convencional, num HaiBiKe ePerformance descobrirá um novo prazer de subir numa bicicleta onde antes só considerávamos e descobríamos rotas infinitas que antes só sonhávamos, só temos de escolher a ferramenta apropriada; desde os modelos de descida com suspensões de 200mm, passando pelo Enduro com curso de 180mm, o clássico All mountain com 150mm e a recorrente suspensão rígida ou dupla mais silenciosa e com curso de 120mm. No catálogo haibike para 2017 encontrará a máquina que procura.
Haiebike Bicicletas do Amor
A famosa marca alemã é apaixonada pelas bicicletas e uma das líderes no desenvolvimento da engenharia mecânica de bicicletas desportivas. A gama Eperformance que eles próprios criaram não se destina a substituir o ciclismo convencional, mas sim a melhorá-lo.
Eles acreditam que uma bicicleta eléctrica não deve esconder as suas características principais, deve ter uma integração visível, pois são as características que as caracterizam, por exemplo, o motor, deve ser devidamente integrada, mas nunca escondida. O seu objectivo é conceber bicicletas eléctricas compactas que satisfaçam as necessidades particulares de cada cliente.
"Hai-bike" a oportunidade para bicicletas eléctricas
O mundo precisa de cada vez mais pessoas a pedalar, e as bicicletas podem facilmente manter-nos saudáveis no dia-a-dia, tanto física como mentalmente. Para muitos de nós, as bicicletas com assistência eléctrica proporcionam uma oportunidade de remover muitas das barreiras à entrada associadas ao ciclismo tradicional, tais como má forma física, idade, lesões comuns (costas, joelhos, etc.) ou o medo de não poder fazer a viagem completa se esta for mais longa do que o habitual. Ao remover estas barreiras, convidamos mais pessoas a entrar no maravilhoso mundo do ciclismo, onde se entra, mas nunca se sai.
Ao andar de bicicleta com assistência eléctrica, têm muito mais potência do que uma bicicleta tradicional e, portanto, exigem mais responsabilidade, devemos ser corteses e respeitosos ao encontrarmo-nos com outros utentes da estrada, seja numa ciclovia ou num trilho estreito no meio de um percurso.
Evolução dos modelos eléctricos Haibike
Em 1995, Susanne e Felix fundaram o nome comercial Haibike. No início, as bicicletas desportivas eram comercializadas sob o nome do grupo Winora, mas não demorou muito até que o nome HaiBike como são conhecidas hoje fosse adoptado. Nos 20 anos seguintes, a marca desenvolveu novos e avançados modelos, tanto visual como tecnicamente.
Em 2010 é apresentado o antepassado de todos os eMTBs: O Haibike eQ XDURO apresentado no Eurobike. A resposta foi fantástica desde o início, nunca antes um fabricante de bicicletas tinha criado uma bicicleta eléctrica de montanha com tanto carácter e inovação combinados. O conceito de colocação do motor e o desenho inicial foram copiados várias vezes no futuro. A gama inicial consistia em quatro modelos (Fully, Hardtail, Cross e Trekking) e a procura ultrapassou em muito a oferta e todos os modelos XDURO foram rapidamente esgotados, este foi o ponto de viragem na história do HaiBike.
No mesmo ano, Haibike é o primeiro a aplicar a tecnologia de Fundição por Gravidade, utilizando um processo de produção especial para fabricar o primeiro Xduro: Gravity Casting. Este processo teve origem na indústria de fabrico de motos e torna possível produzir componentes complexos que são extremamente estáveis e precisos, mas muito leves. Esta tecnologia é utilizada principalmente para a interface. Este é o coração da estrutura onde as funções técnicas funcionam em conjunto. Tecnologia que está a ser utilizada por cada vez mais fabricantes todos os anos.
Em 2011 receberam o prémio de melhor design para o XDURO RX da IF, um prémio com reputação internacional reconhecido como sinal de excelência desde a sua fundação em 1953, para um designer que ganhou este prémio significa levar a sua carreira para o nível seguinte, para uma empresa estabelecida como a Haibike significa desbloquear as chaves do mercado. Mais de 60 especialistas de renome em design, indústria e arquitectura escolhem o melhor design, o prémio IF design tornou-se um evento anual a não perder.
A gama cresce com onze modelos, incluindo rodas de 29" e na Eurobike 2011 apresentam o primeiro modelo de bicicleta de estrada, o eRunner que atinge 45km/h e graças à resposta positiva dos círculos profissionais e aos testes realizados levam a marca alemã a incluir o modelo eRunner no desenvolvimento para a próxima temporada.
Em 2012 a Haibike ProTeam com Sabine Spitz ao leme tornou-se uma das três melhores equipas da UCI.
No seu primeiro ano com a Haibike ProTeam Sabine Spitz ganhou a medalha de prata olímpica em Londres apesar de um acidente, um feito e tanto.
Quase ao mesmo tempo, Maximilian Semsch fez a "Around OZ", cobrindo 10.000 milhas (16.100 quilómetros) através da Austrália numa bicicleta de trekking padrão XDURO, escrevendo a história da bicicleta eléctrica moderna. A bicicleta estava surpreendentemente em perfeito estado e apenas dois raios tiveram de ser substituídos, mesmo nas condições extremas em que o ciclista e a bagagem foram transportados.
A gama continua a crescer para 17 modelos, incluindo o primeiro AllMountain e-bike, que irá definir o caminho futuro para bicicletas com suspensão de 150mm. Outra novidade é o primeiro XDURO Trekking S Pedelec que atinge 45km/h.
2013 chega e Haibike aparece no mercado com 37 modelos, a mensagem é clara, Haibike está empenhado na gama eléctrica, muitas mudanças técnicas, nova unidade de accionamento e uma estrutura de alumínio completamente renovada levam a série eléctrica XDURO para outro nível. Introduzem o componente Skidplate, feito de plástico resistente ao impacto que protege o motor de danos e desgaste, a primeira marca no mundo a utilizá-lo.
O XDURO NDURO com suspensão de viagem de 180mm abre todo um novo mundo de terreno e trilhos para abrir e os cavaleiros para desfrutar.
Pela primeira vez, são apresentadas bicicletas de corrida rápidas e puras, herdando tudo o que foi aprendido com o modelo offroad XDURO, resultando na gama de estradas da XDURO Race.
Um novo desporto necessita de um novo nome e Haibike introduz pela primeira vez o conceito de "ePerformance", abreviatura de "electric and performance": a combinação da fisicalidade do cavaleiro e do suporte eléctrico.
Haibike deixa a sua marca entre as grandes empresas e a chanceler alemã Angela Merkel visita a empresa.
O ano 2014 é a data de estreia da gama SDURO com base numa nova linha de motores Yamaha, introduzida exclusivamente pela Haibike. O SDURO foi um sucesso instantâneo graças aos seus componentes e preço. SDURO HardNine SL é eleita a moto eléctrica mais popular na Alemanha e o motor Yamaha como o segundo motor mais relevante no mercado.
HaiBike é o primeiro fabricante a utilizar controlo electrónico para suspensão.
Max Brandle vence o campeonato alemão com uma vantagem de um minuto num SDURO.
Na Eurobike 2014 haibike introduz novas melhorias, a primeira bicicleta de suspensão total de carbono com motor intermédio. Três modelos marcam o início da era do carbono em ebikes. Apresentam também a eFatbike "FatSix".
Haibike recebe cinco prémios de melhor desenho IF. Pela primeira vez na história, uma empresa recebe cinco prémios, três para bicicletas ePerformance e dois para bicicletas Performance.
Em 2014 a XDURO FS é eleita a bicicleta do ano nos EUA, HaiBike faz história na terra das bicicletas de montanha.
Ao mesmo tempo, no evento anual da revista MountainBike, Haibike XDURO NDURO PRO foi votado em segundo lugar pelos leitores como bicicleta do ano, sendo o único MTB eléctrico da lista, os leitores mostraram o seu interesse em bicicletas eléctricas de montanha, surpreendendo toda a indústria do ciclismo.
Ano 2015, o famoso cavaleiro Guido Tschugg muda de marca para Haibike e escolhe uma bicicleta eléctrica para competir, Guido é um dos mais famosos pilotos alemães. Foi 4 vezes campeão alemão, 6 vezes campeão alemão 4Cross, medalha de bronze do Campeonato Mundial e o único alemão a participar duas vezes na lendária RedBull Rampage. Guido Tschugg é o primeiro profissional activo a mudar para um MTB eléctrico.
Mais uma vez Haibike eleva a fasquia e expande a sua linha de bicicletas de montanha robustas com o novo XDURO Downhill PRO, montado com um potente motor de alto desempenho que torna o impossível possível, uma verdadeira bicicleta de descida que nos levará a qualquer cume, quebrando os limites e criando uma utilização desconhecida. Os modelos Downhill foram um sucesso desde o início, com base na série de bicicletas mecânicas downhill e introduzindo a edição limitada Guido Tschugg.
Avançando rapidamente para 2016, Gary e Rachel Crobett estabeleceram um novo recorde de longa distância. Um casal australiano que deixou o seu emprego, vendeu a sua casa e foi para a Europa para estabelecer um novo recorde mundial de ciclismo eléctrico de longa distância. Haibike guiou-os durante toda a sua viagem e declarou-os heróis Haibike porque eles realmente o mereciam.
Outro profissional do mundo do ciclismo, Andi Wittman, escolhe Haibike como patrocinador de marca, é considerado um dos melhores ciclistas de dirt bike, combinando acrobacias num circuito com saltos e por vezes freestyle. Andi Wittman detém o recorde mundial em saltos altos, organiza eventos e quer entrar na cena do Enduro com um Ebike.
No mesmo ano, Haibike introduz o conceito Econnect nos seus modelos 8.0 e entra na era digital. eConnect é um pequeno dispositivo integrado na bicicleta eléctrica que envia e recebe constantemente dados. Integra funções como o GPS com a capacidade de localizar a bicicleta em tempo real, uma vantagem em caso de roubo. Toda a informação que regista pode então ser analisada numa aplicação de smartphone. Haibike abre a porta às bicicletas eléctricas inteligentes.
Também para este ano, os expositores estão integrados nas hastes do guiador, encaixam perfeitamente e estão protegidos de danos externos, mais um passo no sentido da integração.
Na feira comercial Eurobike 2016 Haibike foi nomeada pelos leitores da famosa revista EMTB e em paralelo pela revista E-Mountaibike como "melhor marca", um prémio que certifica Haibike como a melhor marca de e-bike do mundo em duplicado.