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Perguntas Frequentes

Regulamentos:

É importante estar ciente dos regulamentos aplicáveis às bicicletas eléctricas antes de comprar uma, ou seja, apenas bicicletas eléctricas com um motor de 250W E velocidade máxima de 25 km/h E nenhum acelerador pode circular legalmente nas vias públicas sem autorização específica, uma vez que são consideradas como bicicletas; As bicicletas eléctricas com motor de mais de 250W e/ou com acelerador são consideradas como ciclomotores do tipo L e só podem circular legalmente em estradas privadas, a menos que os regulamentos aplicáveis aos ciclomotores do tipo L sejam respeitados quando circulam em estradas públicas (registo, seguro, capacete obrigatório, carta de condução, etc.), o que significa que só as bicicletas eléctricas com motor de mais de 250W e/ou com acelerador podem circular legalmente em estradas públicas sem autorização específica. ...), o que significa que estas bicicletas nunca devem ser utilizadas em ciclovias.

As nossas bicicletas com motores de mais de 250W e/ou com aceleradores não podem ser registadas, estamos no processo de homologação de algumas das nossas bicicletas eléctricas com motores de 500w, 750w e 1000w para podermos fornecer a documentação necessária ao seu registo, mas neste momento a única opção para motores de mais de 250w e a utilização de aceleradores é circular exclusivamente em estradas privadas.

 

Potência:

A bicicleta eléctrica mais potente gera quase um cavalo de potência, os motores eléctricos não têm perdas, como os motores a gasolina. Os motores têm 4 níveis de assistência.

Nível 1: motor ligado, assistência desligada, não tem assistência motorizada, quase não há consumo e ao pressionar simplesmente o nível seguinte o motor começa a funcionar.

Nível 2: O motor funciona até 12 km/h, após esta velocidade pára e não há consumo.

Nível 3: Até 18 km/h, o motor pára e quase não há consumo.

Nível 4: Potência máxima, o motor leva-o sem hesitação até 25 km/h, se conseguir ultrapassar esta velocidade com a cadência de pedalar, o motor desliga-se e o consumo é mínimo.

Nota para o navegador: cada vez que passar ao nível seguinte, sentirá um poder diabólico que o leva a voar até à velocidade pretendida, pedalar é mera formalidade.

 

Baterias:

As baterias podem ser de muitos tipos, sendo as mais comummente utilizadas para motores de e-bike: Lítio, LiFe Po4, Gel, Ácido.

As baterias de gel e ácido são muito semelhantes, a bateria de gel é um pouco mais limpa, os fabricantes avisam sobre o possível efeito de memória, se não as descarregar completamente. Não há problema em fazê-lo de vez em quando, mas o mau uso diário pode matar uma bateria. Por outro lado, os modelos que montam este tipo de baterias como o helicóptero da bicicleta eléctrica têm 4 baterias de 12v x 12 Ah e é mais difícil de notar.

 

Cuidados com a bateria:

É importante saber que deverá carregar a bateria ao máximo quando receber a bicicleta e antes de a utilizar pela primeira vez; também será importante descarregar e recarregar totalmente a bateria durante estas primeiras recargas, uma vez que as primeiras 3 ou 4 recargas serão vitais para optimizar a vida útil da bateria e contribuirão grandemente para maximizar o seu desempenho. É também importante respeitar o tempo de carga, tendo em conta que os nossos carregadores têm normalmente uma capacidade de carga de 2ah por hora (por exemplo, para uma bateria de 10ah se a bateria estiver completamente descarregada o tempo de carga total será de aproximadamente 5h, para uma bateria de 15ah será de cerca de 7,5h....).

Gostaríamos de salientar algumas coisas que deve EVITAR ABSOLUTAMENTE para a bateria; ao seguir todas estas recomendações, deverá ser capaz de obter o máximo da vida útil esperada da bateria:

 


* NUNCA DEIXAR UMA BATERIA COMPLETAMENTE DESCARREGADA durante vários dias seguidos: isto pode fazer com que perca brutalmente e irreversivelmente alguma da sua capacidade. A isto chama-se uma situação de descarga profunda. Não é atingido quando a bicicleta é utilizada, porque o BMS pára automaticamente a utilização da corrente antes de se atingir este nível para proteger as células (corte do motor sob tensão). Mas este nível pode ser atingido ao longo do tempo se a carga for muito baixa, por isso, neste caso, é necessário recarregar imediatamente.

* NÃO ARMAZENAR UMA BATERIA COM CARGA FRACA DURANTE MUITO TEMPO. Embora a tecnologia de iões de lítio tenha uma auto-descarga muito baixa, esta auto-descarga existe mesmo que a bateria esteja desligada do sistema eléctrico. Isto significa que, ao longo do tempo, uma bateria que tenha estado armazenada durante várias semanas ou meses poderá ficar abaixo do limite de descarga profunda, mesmo que a energia tenha sido depositada em armazenamento. Para evitar isto, recomenda-se armazenar a bateria a um nível de carga de pelo menos 80% (de preferência 100%), e recarregá-la uma vez por mês ou a cada 2 meses, especialmente no Inverno ou no tempo frio.

* NÃO RECARREGUE A BATERIA MAIS TEMPO DO QUE NECESSÁRIO: deixar a bateria ligada ao carregador durante muito tempo após a carga estar completa pode diminuir a capacidade de carga da bateria, o que reduzirá a sua duração; observe o tempo de carga e tenha o cuidado de desligar a bateria após a carga estar completa; não deixe a bateria a carregar durante a noite.

* CUIDADO COM AS TEMPERATURAS E HUMIDADE EXTREMAS. Estas baterias não são recomendadas para utilização em condições de frio extremo ou temperaturas superiores a 40 graus. Deve também tentar recarregar num intervalo de temperatura ambiente de 10º a 30º. Não armazenar a bateria em locais expostos à geada, especialmente quando está ligeiramente carregada, ou em locais húmidos, ou expô-la a calor excessivo, por exemplo, num carro fechado no meio do Verão.

* EVITAR CHOQUES E PERFURAÇÕES NO INVÓLUCRO. Uma célula perfurada pode causar um incêndio. No entanto, como a sua bateria tem uma caixa externa (a bateria não está integrada na estrutura), está em princípio bem protegida de danos externos.

* NÃO MOLHAR OS CONTACTOS DA BATERIA. Se a bateria tiver sido removida, certifique-se de que a bateria e o suporte do receptor na bicicleta estão completamente secos antes de a voltar a colocar na bicicleta.

Consumo:

A despesa das baterias de 24 volts x 5 amperes de lítio é de 0,067€ para 4 horas de carga, tomando um tempo de carga de 3-4 horas, dependendo da carga restante na bateria. 

Exemplo feito para a bateria de 24V x 5Ah 

Bateria: 24 V x 5Ah = 120 w h (0,12 kW h) Armazenamento de energia 
Carregador: 1.8 A 110/220 V 
Tempo de carregamento: 5 Ah/1.8 A = 3 h + Perdas 
O preço é de 0,14 euros/Kwh (preço médio nas casas espanholas, dependendo do tipo de tarifa e potência contratada), 
Custo de cada carga: 0,12 kwh (E.consome bateria) x 4 h (tempo de carga) x 0,14 euros/kwh = 0,067 euros o custo, menos de 10 cêntimos de euro cada carga. 

A autonomia da bicicleta real não é medida em km, mas sim no tempo.

O tempo de utilização é um coeficiente que lhe permite multiplicar os valores da bateria 24 V x 5Ah = 120 w h entre o que o motor consome por hora 250w (aqui tem de subtrair a força que desenvolve um utilizador médio (entre 100w e 140w ao pedalar) 250w (potência do motor) - 120w (potência média do utilizador) 130w gastos, 120/130w = 0,92 

Este coeficiente (0,92) é multiplicado pela velocidade média, 
. 20 kms em média x 0,92 dá-lhe 18 km percorridos (não 100% reais, pois temos de ter em conta que o impulso do motor não é contínuo),
. 30 kms médios x 0,92 seriam 28km (a assistência ao pedal é apenas até 25km/h, pelo que cada vez que excedemos a velocidade que o motor não consome, a distância aumenta quilómetro a quilómetro). 

Se escolher uma bateria mais potente como 36v x 12Ah, a sua capacidade é quase 4 vezes superior. 

Como se pode ver, os quilómetros são feitos misturando muitos factores, quando os vendedores colocam um intervalo de 40-70 km é devido a todas estas variáveis, mas é sempre mais preciso fazer o cálculo a tempo.

 


Autonomia:

A autonomia das bicicletas eléctricas não é medida em quilómetros, mas sim no tempo. Os quilómetros são dados para oferecer ao utilizador uma melhor compressão.

O tempo de utilização é um coeficiente que lhe permite multiplicar os valores da bateria 24 v x 5 Ah = 120 watts hora entre o que o motor consome por hora, 250w (aqui devemos subtrair a força que involuntariamente desenvolve um utilizador médio entre 100 e 140w ao pedalar).

120 watts (potência média do utilizador) - 250 watts consumidos = 130 watts de consumo

120w da bateria / 130w de utilização contínua (nunca contínua) = 0,92 (coeficiente de tempo real de utilização, se a bateria estivesse constantemente a 100% de utilização).

Multiplicamos este coeficiente pela nossa velocidade média e seria como se segue:

Para 20km/h médios (o motor não estaria a 100% em qualquer altura) x 0,92 (coeficiente de utilização) = 18 km percorridos (não fiável no seu sentido lato, uma vez que o impulso do motor não é contínuo e em qualquer caso é necessário 100% de consumo da bateria) Na minha experiência com estas baterias viajaria 30 km.

Para 30km/h média x 0,92 dá-nos um resultado de 28km (neste caso devemos ter em conta que a assistência a pedal apenas nos empurra até 25km/h, pelo que cada vez que excedemos a velocidade que o motor não consome, a autonomia aumenta quilómetro a quilómetro.

Na prática, com este modelo de bateria, se andar entre 23 e 28km/h percorrerá 36-40 quilómetros. Se andar na ciclovia, a velocidade média é inferior a 12-16km/h na melhor das hipóteses e se utilizar a assistência ao máximo, será capaz de percorrer 20-22 quilómetros.

Com uma bateria de 36 x 12 Ah, quase triplicará estes valores. À primeira vista pode não parecer muito, mas a uma velocidade média num percurso de bicicleta, são duas horas de pedalada.

O peso do cavaleiro e a inclinação do terreno também desempenham um papel.

Como se pode ver, há muitos factores que influenciam a autonomia das bicicletas eléctricas, quando os vendedores colocam entre 50km-70km de autonomia, é para tornar estes valores mais abrangentes.

 


Peças:

Todas as peças que utilizamos para montar as bicicletas passam por um processo de selecção exaustivo. Para bicicletas convencionais é possível configurar quase todo o tipo de peças, as fraquezas demoram muito tempo a aparecer.

Nas bicicletas electrónicas, o elevado nível de potência, as altas velocidades médias, graças ao impulso dos motores, significam que peças tais como eixos de aro, suportes inferiores, travões, etc. se desgastam e reclamam muito mais cedo.

Sabemos da importância deste tipo de coisas, trabalhamos em constante evolução para as evitar.

Os nossos eixos são BBfirst start da melhor qualidade possível, usamos pastilhas de travão shimano de alta resistência, porque sabemos que os discos normais, não hidráulicos, acabam por se deformar com as fortes tensões que suportam.

Pneus Kenda, jantes de alumínio de parede dupla, cabeças de cobre reforçadas. Esta é uma parte fundamental da moto, especialmente na roda onde o motor é instalado, as forças que suportam são terríveis, toda a energia é transmitida pelos raios.

6061 armações de alumínio. Sem dúvida a melhor liga possível para bicicletas de qualidade, ligas utilizadas pelas melhores marcas de bicicletas do mercado, e a jóia da coroa, quadros hidroformados.

Shimano Tourney TX e Shimano Nexus 3i e 7i sistemas internos de desviadores de tráfego. Os desviadores internos estão localizados no interior do cubo da roda traseira.

A moldura, guiador e partes externas da moldura são confiadas à marca de renome mundial ZOOM.

SR Suntour suspensões, ajustáveis em altura e ricochete e, claro, com bloqueio.

As selas e mangas Velo proporcionam o conforto necessário para desfrutar ao máximo da bicicleta.

Os motores, pelos nossos 5 anos de experiência e testes, alcançámos para seu prazer, os motores que geram mais impulso e potência. A atracção é realmente espectacular.

As baterias têm células Panasonic.

Controladores de alta resistência de 15 amperes.

Sistema de luzes de leds, traseiras e dianteiras accionadas a partir do visor do controlo para facilitar a visão e, mais importante ainda, para serem vistas.

 


Garantia:

As bicicletas são montadas em León, no nosso armazém todas as peças são montadas e testadas.

Todos os nossos clientes têm uma garantia de dois anos em todas as peças e de um ano na bateria e no motor.

Qualquer problema que possa surgir após a compra da bicicleta, tentaremos resolvê-lo o mais rapidamente possível, se se tratar de uma peça defeituosa, enviar-lhe-emos a nova peça a ser substituída. Se for mais do que apenas uma peça de substituição, iremos recolher a bicicleta de si, tê-la em stock dentro de 24 horas, repará-la e enviá-la de volta para si como nova, sem qualquer perturbação para o cliente.

Para mais informações, por favor contacte-nos.